Periodontia

Periodontia - Escudero Odontologia

Periodontia

Periodontia – A periodontite, é uma doença periodontal infecciosa e bacteriana. Trata-se de uma patologia oral que atinge metade dos adultos, ou seja, cerca de 50% dos adultos apresenta algum problema periodontal, seja ele de leve, médio ou de alto grau.

Esta doença é a fase progressiva da gengivite, que por sua vez é a inflamação gengival. A diferença entre ambas é que a periodontite se estendeu para os tecidos de suporte dos dentes, como o osso e o ligamento periodontal. Ela evolui a partir do tártaro, que por sua vez se origina do armazenamento da placa bacteriana.

A periodontite é uma doença comum, porém grave, que pode levar a perda dos dentes devido a perda óssea ao redor deles

Como o tártaro se acumula na gengiva?

Existe uma mistura de proteínas e outros componentes que habitam tranquilamente nossa boca. Naturalmente, eles formam entre o dente e gengiva uma camada viscosa, nomeada como película adquirida. As bactérias nocivas que ali se implantam aproveitam de sua comodidade e passam a se alimentar dos restos de comida que se acumulam ali.

O armazenamento de restos atrai novas bactérias e estimula a reprodução das que já estão presentes, fazendo com que a proliferação se torne maior. Até esta etapa, uma escovação adequada pode pôr fim ao problema, mas depois de 24 horas sem escovar os dentes, este tártaro começa a se mineralizar (endurecer), e apenas o dentista conseguirá extraí-lo.

Quando o tártaro está mineralizado, ele começa a agredir a gengiva, que inflama. Neste período, as gengivas começam a apresentar alta sensibilidade, inflamação, inchaço e entre outros. Chamamos esta fase de gengivite, a precursora da periodontite.

A Importância da Raspagem Dental Regular na Saúde Bucal

A raspagem dental é um procedimento odontológico que envolve a remoção de placa bacteriana, tártaro e detritos acumulados nos dentes e abaixo da linha da gengiva. A frequência com que alguém deve realizar a raspagem dental pode variar dependendo da saúde bucal individual e das recomendações do dentista, mas realizar raspagem dental a cada 6 meses é uma recomendação geralmente dada pelos profissionais da odontologia. Aqui estão algumas razões pelas quais essa frequência é muitas vezes recomendada:

1. Prevenção da doença periodontal
  2. Remoção de placa e tártaro
  3. Prevenção de mau hálito
  4. Melhora da estética
  5. Detecção precoce de problemas dentais.

Além disso, é importante manter uma boa higiene bucal em casa, escovando os dentes regularmente e usando fio dental, para complementar os cuidados profissionais.

Confira todos os nossos tratamentos.