Endodontia (Trat. Canal)

Tratamento de Canal

O tratamento de canal, também conhecido como endodontia, é um procedimento odontológico realizado pelo dentista quando a polpa do dente (nervo) está inflamada, infeccionada ou morta.

O procedimento é necessário quando a polpa dentária é comprometida devido a uma cárie profunda, fratura dental, trauma, infiltração decorrente de restaurações antigas ou ação bacteriana.

O tratamento de canal envolve a remoção da polpa dentária danificada, limpeza e desinfecção dos canais radiculares, e posterior preenchimento com um material obturador para evitar a recolonização bacteriana.

O objetivo do tratamento de canal é preservar o dente afetado e evitar a extração, aliviar a dor, resolver infecções e restaurar a saúde bucal. Após o procedimento, é necessário a realização da restauração, ou dependendo da perda de estrutura de uma coroa para garantir sua proteção e funcionalidade adequada.

Mitos e verdades sobre o tratamento de canal

Bem, esclarecidas algumas informações iniciais sobre o que é e quais as razões que levam ao procedimento endodôntico, chegou o momento de analisarmos alguns mitos e verdades muito propagados.

1. Tratamento de canal dói?

MITO!

A ideia de que o tratamento de canal dói se perpetuou, mas ela não é necessariamente verdadeira. Nos dias de hoje, o procedimento é indolor e muito tranquilo. Existem anestésicos de alta potência que aliado a uma boa técnica atinge-se um bloqueio total, ainda que o seu caso seja de alta complexidade.

Além disso, a Dra. Raphaela trabalha com aparelhos modernos, a anestesia é com o Morpheus um aparelho de anestesia computadorizada que minimiza em 90% a dor da anestesia, e a instrumentação é realizada com motores de instrumentação que diminuem o tempo de trabalho e aumentam a precisão do tratamento.

1. Se o dente dói é porque precisa de tratamento de canal?

MITO!

Um dente dolorido não necessariamente precisará de um tratamento endodôntico. Ao passo que nem sempre um dente que precisa de tratamento de canal vai apresentar dores prévias.

É claro que a dor funciona como um sinalizador de que algo não está certo. Mas a sua origem pode ser decorrente de outra lesão ou inflamação que não esteja comprometendo a polpa do dente (ainda). Cada caso tem as suas peculiaridades e somente um profissional habilitado vai ser capaz de diagnosticar e avaliar o tratamento adequado para cada caso.

De qualquer maneira, quanto antes for descoberto o foco de onde se origina a dor, melhor. As chances de um procedimento mais simplificado e não tão profundo serão maiores. Ta aí uma razão para investir em prevenção, não é mesmo?

1. Depois do tratamento, os dentes ficam fracos e escuros?

MITO!

Um outro aspecto que vai além da preocupação se o tratamento de canal dói ou não, é a expectativa pelo pós-operatório. Há quem afirme que o dente vai ficar fraco e escuro depois do procedimento.

De fato, a endodontia pode deixar o dente em condições mais frágeis, mas isso ocorre pelo estado que o dente se encontra ao necessitar do tratamento, a culpa em si não é do tratamento de canal e sim do que levou a necessidade ao tratamento. Outro ponto importante é restabelecer o dente com restauração ou coroa, dependendo da indicação de cada caso e com os devidos cuidados e restaurações adequadas, o dente tratado irá durar muitos anos.

Contudo, se forem utilizados materiais de boa qualidade e a técnica for aplicada com profissionalismo, a estrutura permanecerá resistente e a coloração não apresentará discrepâncias com relação aos demais dentes.

1. Depois de tratado o canal, o dente pode voltar a ter problemas?

VERDADE!

Sim, é possível que um dente que passou por um tratamento de canal precise ser refeito. Isso pode ocorrer se houver infecção ou inflamação persistentes no dente, ou se houver algum problema técnico durante o procedimento que não tenha sido corrigido adequadamente. Em casos de lesões apicais e sintomatologias dolorosas a reintervenção endodôntica torna-se necessária.

Se você precisa da endodontia, não se preocupe. O tratamento de canal é uma solução eficaz para recuperar um dente que esteja comprometido.

Mas se você está com a saúde bucal em dia e quer simplesmente evitar o procedimento, vale a máxima de escovar os dentes corretamente, usar fio dental e consultar o dentista com frequência para checkups e limpezas em consultório.

Confira todos os tratamentos da Escudero Odontologia.