A halitose ou mau hálito não é uma doença, mas sim o resultado de algum problema bucal, que responde por quase 90% dos casos, como nos exemplos:
– Saburra lingual: placa bacteriana esbranquiçada, amarelada ou amarronzada que se instala no fundo da língua e ocorre quando há a diminuição da produção de saliva ou se forma por minúsculos pedacinhos de pele que se soltam dos lábios e bochechas além do normal;
– Cáseos amigdalianos: massa viscosa em forma de bolinha que se aloja nas cavidades existentes nas amídalas (criptas amigdalianas) e que possui um forte e desagradável cheiro;
– Gengivite: inflamação da gengiva devido à placa bacteriana;
– Periodontite: é o caso mais grave da gengivite, que causa inchaço, perda óssea e possível perda do dente;
– Outros fatores: respiração pela boca, o jejum prolongado, a desidratação, a exposição ao ar-condicionado, o estresse e o uso de certos medicamentos acarretam o ressecamento da boca, situações que podem desencadear a halitose.
Normalmente, quem tem halitose não percebe que tem o problema, mas para quem está próximo o odor é desagradável e causa a repulsa. Por isso, a halitose causa distanciamento social, pois os portadores do distúrbio acabam se isolando ou não sendo procurados por seus colegas.
Você sabe o que é halitose?
Ter problemas bucais em algum momento da vida é algo absolutamente comum, principalmente se a frequência de consultas ao dentista for baixa. De acordo com especialistas, um dos problemas mais comuns é a halitose, também conhecida como ” mau hálito”. O problema afeta homens e mulheres de diversas idades.
As causas da halitose são variadas, embora haja um consenso entre os dentistas que em 99% dos casos ela seja proveniente da saburra lingual. Também pode ser de origem fisiológica, surgindo pela manhã ou logo após um longo período de jejum.
Quais são os sintomas da halitose?
Primeiramente, o sintoma mais notável é o odor desagradável que surge ao abrir a boca, bocejar e falar. Algumas pessoas podem sentir um gosto estranho na boca, quase constante, e acostumam-se, a ponto de não notarem o problema depois de algum tempo.
Além da saburra lingual há outras causas para halitose?
Sim! Doenças na gengiva ou nas amígdalas também podem causar halitose. A baixa produção de saliva é outra causa comum do problema. Doenças como diabetes, problemas renais e prisão de ventre podem contribuir para o surgimento da halitose.
A alimentação pode causar halitose?
O consumo de alho, cebola, pimenta e outros temperos fortes podem ocasionar um quadro temporário de halitose, que é facilmente sanado com uma boa escovação. Se os resíduos destes alimentos permanecerem na boca por muito tempo, é comum que halitose seja intensificada.
Tratamento para mau hálito
Se houver a suspeita de um quadro de halitose, o primeiro passo deve ser procurar um dentista. O profissional irá indicar os melhores produtos para sanar o problema e explicar como deve ser feita a higienização correta da boca, de modo a prevenir a recorrência da halitose. A utilização de um enxaguante bucal com propriedade bactericidas pode ser eficaz na maioria dos casos, quando combinado com um creme dental especial.